AÇÕES DESENVOLVIDAS


Clube Ubunto Júnior (junho 2022)

Em parceria com o Agrupamento de Escolas José Régio a Bolsa de Voluntários do Politécnico participou no dia 27 de junho de 2022 numa atividade no âmbito do Clube Ubunto Júnior na elaboração de peças de vestuário e acessórios com material reciclável.


Recolha de alimentos – Banco Alimentar Contra a Fome (maio 2022)

Em parceria com o Banco Alimentar Contra a Fome – Portalegre, a Bolsa de Voluntários do Instituto Politécnico de Portalegre participou nos dias 28 e 29 de maio de 2022 na campanha de recolha de alimentos, tanto no supermercado como no armazém Banco Alimentar.


Pintura das Escadas da Penha (maio 2022)

A Igreja da Penha é um local emblemático tanto para os Portalegrenses como para os estudantes do IPP no seu percurso académico. Desta forma, a Bolsa de Voluntários colaborou com a União das Freguesias da Sé e São Lourenço na pintura da escadaria, de modo a que o local mantenha a sua essência. 
Esta atividade integrou-se, nos festejos em honra da Nossa Senhora da Penha.


Qualifica – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego (abril 2022)

Os voluntários da bolsa participaram durante quatro dias na Qualifica – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego que se realizou no Porto Exponor no mês de abril.


Semana da Interculturalidade (abril 2022)

Mostra gastronómica e apontamentos culturais organizada por estudantes internacionais do Politécnico de Portalegre.


Preparação da Semana da Interculturalidade (abril 2022)

O Politécnico de Portalegre associou-se ao Núcleo Distrital de Portalegre da EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza no desenvolvimento de uma das suas iniciativas: a semana da interculturalidade. Este evento aposta no enriquecimento das pessoas e da comunidade, estimulando o diálogo e a relação entre culturas, mostrando que a interculturalidade uma importante forma de combater a exclusão social e prezando valores como respeito; solidariedade; igualdade; cidadania; não discriminação pela aparência, etnia, género ou nacionalidade; democracia na educação e direitos humanos.

Estudantes do Politécnico colaboram voluntariamente na preparação deste evento.


Futurália (março/abril 2022)

Os nossos voluntários, mais um ano participaram na maior feira de educação, formação e empregabilidade do país. O evento decorreu de 30 de março a 2 de abril na FIL Lisboa.


Ajudar a Ucrânia (março 2022)

O  nosso Politécnico associou-se à Câmara Municipal e à Cáritas Diocesana na missão “Ajudar a Ucrânia”, tendo participado nesta ação vários voluntários da nossa Bolsa. Agradecemos a participação solidária na limpeza do edifício para o acolhimento de refugiados vindos da Ucrânia.


Campanhas de Recolha de Alimentos (junho 2021)

O Politécnico lançou mais uma campanha de recolha de alimentos junto da Comunidade a reverter a favor dos estudantes beneficiários do Programa IPP Amigo, com pontos de recolha em todas as suas Escolas, BioBIP, Serviços Centrais e Residências.
https://www.facebook.com/radioportalegre/posts/4096535117089961


Ciclo de Webinars da Bolsa (maio e junho 2021)

Webinar 1 –  17 de maio 2021 (IPDJ Alentejo)

TítuloConhecer para Agir – Programas IPDJ de voluntariado e tempos livres para a Juventude
Oradores:
– Miguel Rasquinho – Diretor Regional do Alentejo do IPDJ
– Gabriela Segurado – Técnica Superior da Direção Regional do Alentejo do IPDJ
– Dina Crespo – Técnica Superior da Direção Regional do Alentejo do IPDJ


Ciclo de Webinars da Bolsa (maio e junho 2021)

Webinar 2 –  27 de maio 2021 e 01 de junho 2021 (Centro de Respostas Integradas do Norte Alentejano)

(Edição 1)
Título:Práticas Digitais: Riscos e Dependências
Orador:
– Bruno Fortes

(Edição 2)
Oradora
– Susana Sequeira


Estamos Juntos
Programa de Apoio a estudantes em isolamento


Mentorado


Olival Ecológico e Solidário
Projeto que alia a gestão ambiental sustentável do olival do Campus Politécnico às componentes de voluntariado (estudantes voluntários procedem à recolha da azeitona e limpeza do terreno)  e de solidariedade (através da oferta de azeite a instituições de apoio social).


Campanhas de recolha de Alimentos do Banco Alimentar
O Politécnico de Portalegre colabora através dos seus Voluntários nas campanhas de recolha de alimentos do Banco Alimentar de Portalegre


Apoio à organização de Eventos