REDES


REDE NACIONAL DE VOLUNTARIADO NO ENSINO SUPERIOR R-VES

O Politécnico de Portalegre é um dos 15 membros fundadores da R-VES, juntamente com mais 14 politécnicos e universidades de todo o país que se reuniram com o objetivo de formalizarem uma Rede de Voluntariado no Ensino Superior (R-VES), o que aconteceu dia 18 de outubro de 2019, por ocasião do I Simpósio Internacional de Voluntariado no Ensino Superior, na Universidade do Algarve.

Esta rede tem como objetivo promover a coordenação e articulação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) para a partilha de boas práticas no âmbito da promoção do voluntariado, nas vertentes da investigação, intervenção e disseminação a nível nacional e internacional.

Representantes do Politécnico na R-VES: Antero Teixeira e Helena Morgado

Sabe mais em: https://antigo.ualg.pt/pt/content/rede-nacional-voluntariado-no-ensino-superior-r-ves


O Observatório de Responsabilidade e Instituições de Ensino Superior (ORSIES) é uma rede colaborativa que pretende fomentar e dar visibilidade à dimensão social das Instituições de Ensino Superior, promovendo a troca de experiências sobre as políticas e práticas neste âmbito.

Esta Rede foi formalizada em fevereiro de 2017, na sequência do desafio lançado no Encontro Nacional sobre Responsabilidade Social e Ensino Superior que decorreu a 14 de dezembro de 2016 em Lisboa e que contou com a participação de cerca de 150 representantes de Universidades e Politécnicos portugueses.

São membros fundadores do ORSIES 28 Instituições de Ensino Superior de diversas regiões do país, sendo o seu primeiro projeto a elaboração do Livro Verde de Responsabilidade Social e IES.

Mais informação em: https://www.orsies.forum.pt/


O Politécnico de Portalegre associou-se ao movimento de solidariedade Transforma Portugal que tem como objetivo estimular o voluntariado e o envolvimento cívico em Portugal. A sua missão é a de juntar pessoas que precisam de ajuda a pessoas que desejam ajudar.

Através de um Plataforma Nacional de Voluntariado, pretende promover e apoiar a iniciativa e a inovação social dos estudantes do ensino superior, através de projetos para proteção da saúde pública, tendo em atenção a prevenção da disseminação do Covid19, bem como de ações solidárias de apoio à comunidade no quadro das consequências do Covid19.

Sabe mais em: https://www.transformaportugal.pt/